sábado, 3 de julho de 2010

TEATRO & ESCOLA

Dois sistemas de conhecimento:
Discursivo - processológico dos métodos científicos verbal e escrito &
Presentacional - não discursivo - Arte.
Somente se desenvolvermos os dois sistemas - Discursivo e Presentacional - a criança estará apta ao conhecimento totalizador e si e do outro.
A função educativa da arte tem duas características justificativas: Contextualismo e Essencialismo.
CONTEXTUALISMO: que tipo de necessidades a comunidade (as diversas às quais o indivíduo está inserido) tem e que tipo de problemas está enfrentando? Baseado na dinâmica interativa entre objetivos, métodos e conteúdos, enfatiza as consequências instrumentais da arte na educação. Está ancorada nas necessidades psicológicas da criança, no desenvolvimento da criatividade, percepção, catarse, auto-realização, estruturação mental dos símbolos e atendimentos das necessidades sociais.
O contextualismo social pode levar ao meta contextualismo. O grande perigo é se deixar levar por interesses espúrios e políticos através de modelos de submissão como a história bem demonstra.
ESSENCIALISMO: a Arte é importante em Educação, porque é importante em si mesma para o homem, não porque seja importante para fins de outra natureza. Através da arte a experiência individual, isolada, particular de cada homem vai se relacionar com o resto da humanidade e com o genérico do espírito humano.
Experimente com musica suave este relaxamento. Você é uma gota d'água. Evapora-se. Mistura-se às nuvens. Sente pressão, eletricidade, condensa-se. Cai em forma de chuva. Cai em um rio. Percorra todo seu leito até o grande mar. Sente a água salgada. Vai à superfície. Vá até o seu abismo. Misture-se. Vá até sua superfície. Sinta as ondas em sua pele. Você é o grande mar. Sinta-se. Lentamente abra os olhos.

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