quinta-feira, 29 de julho de 2010

QUEBRANDO FALSOS PARADIGMAS

Teatro na escola

A incorporação do modelo Escola Nova trouxe para o primeiro plano a expressividade da criança e levou a uma compreensão e a um respeito pelo seu processo de desenvolvimento.

Creative Dramatics – passou a designar todo movimento de teatro realizado com crianças.
Playmaking With Children de Winifred Ward (1890 – 1970) tornou-se texto padrão no campo. O livro traça as modificações que ocorreram no campo da filosofia educacional e que abriram caminho para desenvolver a criança como um todo e não apenas o seu intelecto.
Gabriel Barnfield, Creative Dram In Schools.

FREE DRAMA - Forma de expressão pessoal, desenvolve a personalidade, mais vivo e intensamente genuíno, não pode ser realizado sob comando ou ensaiado com precisão.

FORMAL DRAMA - É forma pessoal de expressão artificial, Desenvolve a habilidade (dicção, técnica de interpretação).

Do ponto de vista intelectual, a escola impõe, muito freqüentemente, conhecimentos todos elaborados em lugar de estimular sua busca; mas pouco se nota isso, porque o aluno que repete simplesmente aquilo que o fizeram aprender parece apresentar rendimento positivo, sem que se suspeite de tudo aquilo que o tem preenchido- atividades espontâneas e fecunda curiosidade.

"Pelo contrário, no domínio artístico, em que nada vem substituir, de ordinário , tudo aquilo que a pressão adulta arrisca-se a destruir para sempre, é evidente que o problema, uma vez apresentado, comprometa todo o nosso sistema usual de educação".
Piaget – A Educação Artística e a psicologia da criança.

Arte é símbolo e não causa e efeito.
A partir do momento que você coloca a arte como recreação a escola não corre risco. Não existe o melhor brinquedo de rua. Mera atividade não é experiência. Experiência envolve mudança, é o estabelecimento de uma relação entre o antes e o depois entre aquilo que fizemos com a s coisas e aquilo que sofremos como conseqüência. Nestas condições fazer torna-se experimentar.

Cuidado
Na arte, o símbolo não é utilizado para dirigir-nos rumo a algo prático.
A atividade teatral requer, organização prévia e uma reavaliação constante.

Em 1954 – Peter Slade – Child Drama – resultado de 20 anos de pesquisas na Inglaterra – Sua tese é a de que existe uma arte infantil. – propõe que o jogo dramático fornece a criança uma válvula de escape, uma catarse emocional.

Children’s Theatre Conference divisão American Educational Theatre Association apesar de seu relatório falho- aponta que o desenvolvimento pessoal é facilitado pela experiência em pensar criativa e independentemente; prática de cooperação social;desenvolvimento de sensibilidade para relaciomentos pessoais e uma profunda simpatia humana, através da análise e do desenvolvimento de varias personagens em situações diversas; liberação emocional controlada; experiência de pensamento independente, expressando idéias claras e efetivamente.

Vantagens de se conhecer e praticar teatro - Arte/Educação de qualidade.

Jogos teatrais não substituem ensaios. Ensaios com texto e jogos teatrais devem andar juntos para alcançar harmonia no desempenho.

Os processos mentais superiores são fatigantes e o relaxamento se encontra nas atividades racionalmente antigas que envolvem áreas do cérebro que são velhas, desgastadas e anteriores.

Respiração - Todos os sentimentos e ações estão diretamente ligados a respiração:

Esforço = inspiração relaxamento = expiração
experimente
Levantar uma mala – pousar uma mala
Empurrar um objeto -puxar um objeto
Capinar a grama
Serrar madeira
Jogar um arco

Nenhum comentário:

Postar um comentário